terça-feira, 5 de maio de 2009

Honra Deus nos Cultos

Deus ele é tão misericordioso, que sempre esta a fazer algo para mostra a sua igreja o que Ele deseja dos seus servos. E novamente navegando pela net, encontrei uma nota pequena mais essencial na vida do cristão. E resolvi transcreve-la aqui. Foi escrita por bornegassis/ Data: 01/06/07 às 21:16.

Amados

Creio que podemos e devemos cultuar a Deus de duas maneiras;

- vivendo a vida cristã de maneira santa e consagrada a Deus, inclusive no sacrifício a Deus de nosso corpo quanto ao usá-lo da maneira que Deus exige - Rom 12;1
Nessa parte da vida e nisso que é nosso culto racional, creio que podemos e devemos cantar o cântico novo ao Senhor à vontade.

- na congregação dos santos, ou seja, na igreja; nesse caso, culto é louvor a Deus.

Ocorre que em muitas denominações a palavra culto tornou-se sinônimo de reunião religiosa; reunem-se em nome de Deus com qualquer propósito, a reunião é chamada de culto.

Creio que podemos observar quatro tipos de reuniões na igreja, afora quando a igreja se reune para casamentos ou velórios de irmãos;
- Adoração, inclusive com o partir do pão, a Santa Ceia.
- Oração
- Instrução, ou estudo da Palavra de Deus.
- Evangelização.

-Em reunião exclusiva para adoração, é bem compreensível a ocorrência de grande número de cânticos de adoração, bem como de orações de louvor e agradecimentos, leituras de salmos e outros textos que enaltecem a Deus e ao Senhor Jesus, bem como mensagens meditatórias nesses textos.

-Em reuniões de oração, parece-me que a ocorrência de cânticos é naturalmente menor, haja visto que o objetivo é orar.

-Em reuniões para evangelização, parece-me que a mensagem pregada deve ocupar a parte principal da reunião, mas , mesmo assim, os crentes podem cantar sua salvação também, e a alegria da salvação, a mesma que estão anunciando.

-Em reuniões de ensino, o ensino ocorre verbalmente, e não através de cânticos; no entanto, como em todas as reuniões devemos de qualquer forma adoração a Deus, creio não ser absurdo cantar-se algum hino, especialmente os de experiência cristã, que venham de encontro ao que está sendo aprendido na ministração da Palavra.

No entanto, o caráter de cada reunião dirigirá os crentes a serem coerentes com esse caráter, e se o cântico de adoração tornar-se show, exibição artística pura e simples de quem está cantando, que venham a afastar a mente e o coração de Deus ao invés de aproximar, é claro que a ênfase no cantar estará errada.

Agora, existem esses festivais de música sacra, que exatamente assim devem ser classificados, pois não se declaram a si mesmos ser reuniões de adoração, nem de ensino, nem de oração, nem de evangelização, e são realmente isso... festivais de música sacra.

Abraços

0 comentários: